GPS Lifetime GPS Lifetime

Rosácea: doença dermatológica deixa regiões do rosto avermelhadas

Rosácea: doença dermatológica deixa regiões do rosto avermelhadas
photo Reprodução

Devido à vermelhidão, pacientes acreditam que a condição dermatológica é resultado de fatores externos, como mudanças de temperatura 

 

Dando continuidade as doenças dermatológicas, a próxima a ser tratada aqui na coluna é a rosácea – antes de ser pesquisada cientificamente era confundida como um tipo de acne, um dos sintomas da condição. A rosácea causa vermelhidão e lesões inflamadas no rosto, em especial, nas bochechas, nariz, testa, queixo e, em alguns casos, na região dos olhos – a qual é denominada como rosácea ocular.

Ao que tudo indica, a doença ocorre devido uma alteração nos pequenos vasos sanguíneos da face. A rosácea pode se manifestar por causa de variações ambientais, por exemplo, excesso de calor, ou devido alterações no sistema emocional, como ansiedade e nervosismo.

Mais comum entre o público feminino, a doença aparece de forma mais severa nos homens. Na maioria das vezes, a condição é confundida como queimadura solar ou uma sensibilidade na pele, motivos que prejudicam o diagnóstico de um profissional. Apesar de não ter cura, a rosácea tem tratamento, o que diminui a vermelhidão das áreas atingidas.

Sintomas

Além de vermelhidão persistente e do aparecimento de acne, os sinais mais frequentes da rosácea são a sensação de calor, facilidade de dilatação dos vasos sanguíneos nas áreas afetadas, edema facial, lesões com pus e aumento das glândulas sebáceas. Nos casos mais avançados, a condição pode gerar um espessamento da pele do nariz e até deformação gradual do órgão.

Os pacientes com a doença chegam a ficar com a derme bastante sensível e, por isso, não podem usar determinados sabonetes ou cremes. Sendo assim, a consulta com o dermatologista é indicada para que o indivíduo utilize produtos apropriados para a determinada situação de sua pele.

Diagnóstico

Por mais que a rosácea seja facilmente confundida com outras doenças de pele, ao notar que a vermelhidão no rosto é constante, recomenda-se procurar um dermatologista. O diagnóstico pode ser feito a partir de um exame físico da cútis. Alguns sintomas são definitivos para determinar a ocorrência da condição, como o aparecimento de espinhas, irritação e vermelhidão nos olhos e nariz – o qual também fica inchado.

Tratamento

Dentre os métodos terapêuticos mais indicados pelos dermatologistas estão a aplicação de cremes ou soluções nas regiões atingidas e o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios. Vale ressaltar que o uso de medicamentos depende do nível de rosácea do paciente.

Para controlar a vermelhidão da pele, o paciente com rosácea precisar fazer cuidados simples em sua rotina. É o caso de usar um sabonete hidratante ou neutro e também hidratar a pele com creme ou loção para peles sensíveis.

Fica a dica!

Algumas situações favorecem a rosácea, por exemplo, estresse, alimentos picantes, exposição prolongada ao sol, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e quentes, e infecções por fungos ou bactérias. Ou seja, é preciso evitar.


Novo amor: Brad Pitt está namorando Charlize Theron, diz jornal

Novo amor: Brad Pitt está namorando Charlize Theron, diz jornal
photo Reprodução

O affair teria começado no Natal

 

Casal perfeito? De acordo com o jornal inglês The Sun, Brad Pitt está namorando a atriz e ex-modelo sul-africana Charlize Theron. O periódico afirma que o relacionamento teve start no Natal, quando os pombinhos foram apresentados por Sean Penn, ex-marido da loira. 

“Eles estão se vendo casualmente há quase um mês. Eles eram amigos há um tempo, ironicamente apresentados por Sean Penn, e as coisas evoluíram”, declarou uma fonte ao jornal.

Se os boatos forem verdadeiros, esse é o primeiro relacionamento público de Pitt desde que ele se divorciou de Angelina Jolie, em setembro de 2016. Pitt e Jolie têm seis herdeiros juntos. Já Charlize tem dois filhos adotados.

Rixa

Angelina e Theron, inclusive, têm uma rixa de longa data. Segundo a imprensa, as duas atrizes não se suportam por questões profissionais. A história que rola solta em Hollywood é de que elas disputam os mesmos papéis há anos. 

Em 2017, por exemplo, Angelina teria sido convidada para fazer A Noiva de Frankenstein e Charlize ficou como a segunda opção, protagonizando o filme caso a morena declina-se. Nos bastidores dos estúdios, o burburinho era de que a ex de Brad Pitt não tinha interesse no longa, mas enrolou o máximo que pôde para dar sua resposta. Isso só para irritar Theron, que aguardava ansiosamente para saber se iria ou não ser chamada.

“O festival de ódio entre essas duas começou há muito tempo e não vai parar”, informou uma fonte ao site Radar. “É como se os diretores quisessem jogar uma contra a outra, balançando um roteiro para as duas e deixando-as a brigar por ele.” Bafão!