GPS Lifetime GPS Lifetime

Especialistas do Sírio-Libanês debatem sobre câncer de próstata

Especialistas do Sírio-Libanês debatem sobre câncer de próstata
collaborated Redação
photo Bruno Cavalcanti

Entre outros pontos, os experts do Hospital Sírio-Libanês falaram sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata

 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que, em 2018, mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados no Brasil. A doença, que é a segunda mais comum entre homens, tem o mês de novembro dedicado à conscientização da população para a importância do debate sobre prevenção, evolução do tratamento e novos recursos para combater a enfermidade.

Os números preocupantes, no entanto, são o combustível para reforçar a campanha Novembro Azul.

Ciente da relevância do tema, um time de experts do Hospital Sírio-Libanês uniu forças na noite desta quarta-feira, 7, para um bate-papo no lounge do GPS|Lifetime, no Iguatemi Brasília. A conversa foi exibida ao vivo nas redes sociais da instituição.

O evento contou com a participação dos médicos Dr. Eronides Batalha, Dr. Flávio Guimarães, Dr. Igor Morbeck e Dr. Rodrigo Medeiros, que integram o Centro de Oncologia em Brasília. Os especialistas levantaram o debate sobre as mais diversas formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata.

O médico oncologista Rodrigo Medeiros destacou que a doença tem quatro estágios e que há chance de cura, principalmente, quando o diagnostico é realizado precocemente.

“Infelizmente, muitos homens descobrem a doença em fase avançada. Neste caso, o objetivo do tratamento é controlar a evolução do câncer. Mas, com a conscientização da população, diagnosticamos a enfermidade cada vez mais em seu estágio iniciail”, disse.

Igor Morbeck chamou atenção para as formas de tratamento. Segundo ele, o processo de cura depende de diversos aspectos. “Para aquelas pessoas em estágio inicial da doença, há duas modalidades de tratamento principais: cirurgia e radioterapia. Quando a fase é avançada, a forma mais eficaz de cura é a hormonioterapia.”

Já o especialista Flávio Guimarães falou sobre a importância de incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na avaliação dele, ainda existe muita resistência dos homens para cuidarem da saúde. No entanto, o preconceito com o exame da próstata diminuiu. “A consciência com a saúde do homem chegou à América Latina com atraso de 30 anos em relação aos cuidados com a mulher. E a imagem da mulher ainda é muito importante para o tratamento dos homens, porque é ela que geralmente conduz o companheiro para a realização do exame, por exemplo”, ponderou.

O radioterapeuta Eronides Batalha disse que o tratamento pode, sim, ter efeitos colaterais. Mas ele assegura que, após o término da radioterapia, os sintomas acabam. “O tratamento que realizamos não é invasivo. Quando aplicamos radiação no paciente, os órgãos que estão próximos à próstata podem passar por algum processo inflamatório, como aumento da frequência urinária. Porém, esses efeitos somem”, destacou.

Os médicos que participaram do debate vão compor o corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês Brasília, com inauguração prevista para fevereiro de 2019.





Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980

Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980
collaborated Redação
photo Cortesia

Em primeira mão, o GPS|Lifetime revela alguns cliques do badalado calendário. O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel, e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do portal, Paula Santana

 

Neon trend! A clínica MetaFísicos apresenta hoje, 15, a edição 2019 do seu badalado calendário. Com exclusividade, o GPS|Lifetime mostra alguns cliques da produção. Ao todo, 23 pacientes do nutricionista Clayton Camargo posaram de acordo com o tema 'Neon'.

A temática revive a estética dos anos 1980, resgatando o ritmo frenético da ginástica de academia, com muita acrobacia, comum àquela época. Entre os musos e as musas desta edição estão o arquiteto Clay Rodrigues e o manager Bruno Mello

Para realizar o projeto, 37 participaram de todo o processo. Além dos modelos, 14 profissionais de backstage, como produtor, fotógrafo, cinegrafista, apoio logístico, pessoal de cabelo e maquiagem estiveram envolvidos. 

O time de estrelas de cada edição é escolhido dentre aqueles pacientes que superaram o desafio de emagrecer ao adotarem um estilo de vida saudável, com alimentação e exercícios físicos. Com o anuário, o nutricionista espera que os modelos se tornem fonte de inspiração para quem busca qualidade de vida.

O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do GPS|Lifetime, Paula Santana.

 

 




Leia também: MetaFísicos no ar: Clayton Camargos e Sérgio Morum falam sobre famoso "bumbum na nuca"

Uma febre nacional, o famoso "bumbum na nuca" é tema do segundo episódio de Metafísicos no ar, série desenvolvida por Clayton Camargos e o cirurgião plástico Sérgio Morum, sócios da clínica Metafísicos, em parceria com o videomaker Pedro Lino. O programa trata de saúde, exercícios e bem-estar e, esta semana, se debruça sobre a paixão das brasileiras (e, por quê não, os brasileiros).