GPS Lifetime GPS Lifetime

Escabiose: doença cutânea apresenta forte coceira durante a noite

Escabiose: doença cutânea apresenta forte coceira durante a noite
photo Reprodução

Em temporada de inverno, coceira, micose e vermelhidão em alguma parte do corpo são enquadradas como alergia. Contudo, os sintomas anteriores podem indicar também a escabiose, doença conhecida como sarna humana. Como grande maioria dos problemas cutâneos, a escabiose também é transmitida por meio do contato físico entre pessoas ou pelo uso em comum de roupas e objetos contaminados.

A doença é causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, parasita que se aloja na pele e se reproduz, podendo viver até dois meses na derme. A infestação ocorre em forma de ciclo evolutivo. Os ácaros penetram na pele, cavando um túnel, a fim de depositar seus ovos. Quando eclodem, liberam larvas que retornam à superfície e provocam muita coceira. O Sarcoptes se alimenta de proteínas da cútis, em especial, da queratina. Por mais que escabiose não tenha relação com sexo e faixa etária específicos, os principais pacientes são bebês e crianças. 

 

Sintomas

Dentre os sintomas da doença estão a forte coceira que se intensifica à noite e a presença de lesões, como placas ou bolhas, que surgem, principalmente, nas dobras da pele. As áreas mais comuns onde aparecem as lesões são as regiões entre os dedos das mãos e dos pés, axilas, pulsos, cotovelos, joelhos e ao redor da cintura. Geralmente, nas mulheres as feridas costumam surgir nos seios e, nos homens, na região genital.                            

 

Diagnóstico

Para identificar a doença, é necessário que o indivíduo procure um dermatologista, profissional que irá examinar as áreas afetadas. Em alguns casos, o médico pode colher uma amostra de pele, para que seja examinada, a fim de verificar se a pessoa está com a presença da bactéria ou não. Por ter outras doenças associadas a coceiras, por exemplo, a dermatite, a melhor recomendação é buscar um especialista para diagnosticar o quanto antes a escabiose

 

 

Tratamento

O tratamento da escabiose é feito basicamente por meio de medicamentos que buscam acabar com a infestação pelo parasita. Algumas loções e cremes dermatologicamente testados também ajudam no combate da doença. Geralmente, o paciente aplica o medicamento sobre o corpo depois do banho, por alguns dias, deixando agir durante a noite e retirando na manhã do dia seguinte. Essa rotina terapêutica deve ser continuada durante alguns dias para combater os ácaros dos ovos que ainda não tinham eclodido. 

 

Fica a dica! 

Devido à fácil contaminação, o médico deve recomendar o uso de medicamentos não somente para o paciente diagnosticado com sarna, mas também para todas as pessoas próximas, mesmo que essas não apresentem lesões. Geralmente, são de familiares que vivem na mesma casa ou parceiros sexuais. Além de todos os cuidados, claro, a boa higiene pessoal é indicada.


Novo amor: Brad Pitt está namorando Charlize Theron, diz jornal

Novo amor: Brad Pitt está namorando Charlize Theron, diz jornal
photo Reprodução

O affair teria começado no Natal

 

Casal perfeito? De acordo com o jornal inglês The Sun, Brad Pitt está namorando a atriz e ex-modelo sul-africana Charlize Theron. O periódico afirma que o relacionamento teve start no Natal, quando os pombinhos foram apresentados por Sean Penn, ex-marido da loira. 

“Eles estão se vendo casualmente há quase um mês. Eles eram amigos há um tempo, ironicamente apresentados por Sean Penn, e as coisas evoluíram”, declarou uma fonte ao jornal.

Se os boatos forem verdadeiros, esse é o primeiro relacionamento público de Pitt desde que ele se divorciou de Angelina Jolie, em setembro de 2016. Pitt e Jolie têm seis herdeiros juntos. Já Charlize tem dois filhos adotados.

Rixa

Angelina e Theron, inclusive, têm uma rixa de longa data. Segundo a imprensa, as duas atrizes não se suportam por questões profissionais. A história que rola solta em Hollywood é de que elas disputam os mesmos papéis há anos. 

Em 2017, por exemplo, Angelina teria sido convidada para fazer A Noiva de Frankenstein e Charlize ficou como a segunda opção, protagonizando o filme caso a morena declina-se. Nos bastidores dos estúdios, o burburinho era de que a ex de Brad Pitt não tinha interesse no longa, mas enrolou o máximo que pôde para dar sua resposta. Isso só para irritar Theron, que aguardava ansiosamente para saber se iria ou não ser chamada.

“O festival de ódio entre essas duas começou há muito tempo e não vai parar”, informou uma fonte ao site Radar. “É como se os diretores quisessem jogar uma contra a outra, balançando um roteiro para as duas e deixando-as a brigar por ele.” Bafão!