GPS Lifetime GPS Lifetime

Curto ou longo: quanto tempo deve durar o treino?

Curto ou longo: quanto tempo deve durar o treino?

Afinal, qual deve ser a duração de um treino? A resposta é que tudo depende. Varia de acordo com fatores como o grau de atividade física diária, histórico familiar de doenças, lesões, objetivos e disponibilidade de tempo



Fazer atividade física é o melhor remédio contra doenças da modernidade. Entretanto, é assustador o número de sedentários no mundo. Uma crescente nesse dados, observado pela Organização Mundial de Saúde, ligou um sinal de alerta para a população mundial. Precisamos mudar esse quadro.

Mas, porquê as pessoas não praticam exercícios? Talvez a resposta mais comum seja a falta de tempo, não é verdade?

Afinal, qual deve ser a duração de um treino? A resposta é que tudo depende. Varia de acordo com fatores como o grau de atividade física diária, histórico familiar de doenças, lesões, objetivos e disponibilidade de tempo.

Todas essas situações devem ser levadas em consideração para responder a questão tão complexa. O que sabemos é que não fazer é pior que fazer. Mesmo que seja por poucos minutos.

Se não tem tempo para treinar, apostar em sequências curtas e intensas pode ser uma excelente saída.

Além disso, é comprovado cientificamente que treinos no modelo HIIT (treinamentos intervalados de alta intensidade) são eficientes no emagrecimento, ganho de massa muscular e até no combate a doenças como diabetes, hipertensão arterial ou cardiopatia, por exemplo. Um bom treino nesse modelo pode tomar míseros 10 a 15 minutos do dia. Será que você não consegue?

 




Entretanto, quem não conhece uma pessoa que passa horas na academia? Será que ela não conhece esses estudos que mostram a eficiência do treino HIIT? Ou será que quem treina mais, tem mais resultados? Na verdade, treinar por mais tempo não é pior ou melhor.

A grande diferença está na intensidade do exercício. Quando o treino dura mais tempo, é preciso diminuir a intensidade (dificuldade) e aumentar o volume (número de exercícios). Logo, se uma pessoa gosta de ficar horas na academia... Não existe problema algum. Basta ajustar as outras variáveis.

O que não podemos criar é um mito baseado em suposições. Se você não treina por falta de tempo, não existe mais desculpas! Cerca de 15 minutos já são suficientes para cuidar da sua saúde. Já você, que treina por horas, não pense que quem treina menos vai ter piores resultados.

O grande ponto é que não podemos deixar o número de sedentários aumentar. Milhões de mortes são atribuídas à falta de exercício físico na rotina diária. Você pode reverter isso. Pelo menos, no seu caso. Faça sua parte!


Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980

Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980
collaborated Redação
photo Cortesia

Em primeira mão, o GPS|Lifetime revela alguns cliques do badalado calendário. O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel, e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do portal, Paula Santana

 

Neon trend! A clínica MetaFísicos apresenta hoje, 15, a edição 2019 do seu badalado calendário. Com exclusividade, o GPS|Lifetime mostra alguns cliques da produção. Ao todo, 23 pacientes do nutricionista Clayton Camargo posaram de acordo com o tema 'Neon'.

A temática revive a estética dos anos 1980, resgatando o ritmo frenético da ginástica de academia, com muita acrobacia, comum àquela época. Entre os musos e as musas desta edição estão o arquiteto Clay Rodrigues e o manager Bruno Mello

Para realizar o projeto, 37 participaram de todo o processo. Além dos modelos, 14 profissionais de backstage, como produtor, fotógrafo, cinegrafista, apoio logístico, pessoal de cabelo e maquiagem estiveram envolvidos. 

O time de estrelas de cada edição é escolhido dentre aqueles pacientes que superaram o desafio de emagrecer ao adotarem um estilo de vida saudável, com alimentação e exercícios físicos. Com o anuário, o nutricionista espera que os modelos se tornem fonte de inspiração para quem busca qualidade de vida.

O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do GPS|Lifetime, Paula Santana.

 

 




Leia também: MetaFísicos no ar: Clayton Camargos e Sérgio Morum falam sobre famoso "bumbum na nuca"

Uma febre nacional, o famoso "bumbum na nuca" é tema do segundo episódio de Metafísicos no ar, série desenvolvida por Clayton Camargos e o cirurgião plástico Sérgio Morum, sócios da clínica Metafísicos, em parceria com o videomaker Pedro Lino. O programa trata de saúde, exercícios e bem-estar e, esta semana, se debruça sobre a paixão das brasileiras (e, por quê não, os brasileiros).