GPS Lifetime GPS Lifetime

Um mar de rosas: conheça Jeff Leatham, maior florista da atualidade

Um mar de rosas: conheça Jeff Leatham, maior florista da atualidade
collaborated Bruna Nardelli
photo Reprodução/Instagram

Autodidata, Jeff Leatham consagrou-se o maior florista da atualidade.  O espírito livre, a paixão por flores e o perfeccionismo lhe renderam a direção criativa do Hotel Four Seasons George V, em Paris. No Brasil, os shoppings Iguatemi desfrutam da beleza de ter sua assinatura no Natal

 

Peônias, orquídeas, rosas, cravos, gardênias… Não importa. Jeff Leatham é capaz de realçar a beleza de uma flor com maestria. Seu talento nato para criar arranjos improváveis e surpreendentes fez o norte-americano colecionar trabalhos suntuosos para personalidades mundo afora, especialmente entre os atores de Hollywood.

O florista foi o responsável por abrilhantar os casamentos das atrizes Eva Longoria e Sofia Vergara, além de ser darling do clã Kardashian. Em seu portfolio, a décor do lançamento da linha de maquiagem de Kim e do chá de bebê da primogênita de Khloe. Jeff ainda atua como diretor artístico do hotel Four Seasons George V, em Paris, e vem ao Brasil anualmente para capitanear a decoração natalina dos shoppings Iguatemi São Paulo e JK Iguatemi.



O profissional com status de globetrotter começou sua jornada no universo das flores por acaso. Após temporada como modelo na Europa, ele retornou aos Estados Unidos ávido para desbravar novas oportunidades de trabalho. “Consegui uma entrevista para a vaga de florista no hotel Four Seasons de Bevelly Hills, em 1999. Lá, despertei minha paixão por arranjos”, lembra, em clima nostálgico.

Na sofisticada rede hoteleira, ele demonstrou um dom tão avassalador para manusear flores que, anos mais tarde, foi promovido ao mais alto cargo criativo da sede parisiense da empresa. A posição de destaque veio acompanhada de notoriedade, que o ajudou a adquirir a atual lista de clientes para lá de estrelada. “Cheguei a trabalhar com Madonna, Tina Turner e, acredite se quiser, Dalai Lama”, revela, direto de Los Angeles, cidade na qual prosperou e de onde cedeu entrevista exclusiva para a revista GPS.

O estilo minimalista e requintado de Jeff atraiu também marcas consagradas de luxo, como Bulgari, Elie Saab, Gucci e Givenchy, grifes que o contratam para enriquecer a décor de suas lojas, desfiles e showrooms. “Assim como pego referências da moda, a maioria dos estilistas já utilizou as cores e o romantismo das pétalas como fonte de inspiração”, declara. “É uma verdadeira troca artística”, complementa.

O segredo para criar arranjos tão primorosos, segundo Jeff, é uma técnica que ele mesmo inventou, batizada de “regra de três”. “Busco ser simples, sofisticado e clean. Por isso, não misturo mais de três cores ou tipos de flores em um único buquê”, detalha. “Ainda sou aficionado por arranjos inclinados, quase caindo para fora do vaso. Diria que essa é a minha marca registrada”, acredita.

Suas criações, marcadas por paleta de cores intensa, dimensões inusitadas e grandes proporções, revolucionou o mercado de arranjos florais. Não à toa, o florista foi condecorado com o prêmio de Ordem Nacional da Legião de Honra da França, estrelou um reality show, publicou três livros, além de desenvolver uma linha de produtos para casa com a sua assinatura.

“Engraçado como tudo começou naturalmente. Acredito que a minha persistência e o meu perfeccionismo são os motivos pelos quais cheguei até aqui”, diz. Para quem sempre acreditou na premissa de que nem tudo são flores, eis a prova de que, sim, a vida pode ser um mar de rosas. Confira a entrevista.




De onde vem a sua inspiração?
Desde pequeno, sou um admirador das belas coisas da vida. Sempre fui fanático por arte, em especial pelo universo da fotografia. Acredito que minha inspiração venha daí, dessa minha veia artística pulsante.

Como funciona o seu processo criativo?
Como ponto de partida, escolho quais serão os vasos que irei utilizar. Depois, penso na paleta de cores. Por último, seleciono os tipos de flores que comporão os arranjos.

O que mais gosta no seu trabalho?
Amo estar rodeado de cores deslumbrantes e de um mix de aromas surreais.

As flores ainda te inspiram ou elas são apenas um elemento de trabalho?
Me inspiram, e muito! Até a menor flor é capaz de causar um turbilhão de emoções em mim.

Quais são as preferidas das celebridades?
A maioria prefere a sofisticação das flores brancas, nada pode dar errado com elas por perto. Madonna ama lírios e gardênias. Qualquer coisa que tenha um cheiro, ela gosta. Tina Turner, por outro lado, prefere as flores em tons vibrantes, principalmente as vermelhas.

E aquelas que têm maior valor afetivo para você?
A minha flor favorita é a magnólia, mas também tenho um apreço especial pelas orquídeas.

Quais as maiores tendências do momento?
As paredes recheadas de flores em tons harmônicos vieram com tudo e por muito tempo estiveram em alta, mas acabaram perdendo a força. A tendência que está em ascensão agora são as esculturas florais, principalmente aquelas em formato de animais.

Você costumar vir ao Brasil com certa frequência. Como é a sua relação com o País?
Eu absolutamente amo o Brasil. Vou há dez anos a trabalho e é um dos meus lugares favoritos do mundo.

Sobre as flores tropicais, qual a sua predileta?
Para ser sincero, não sou muito fã delas. Gosto mais das folhagens tropicais, sempre lindamente coloridas com um tom vibrante de verde.

Qual foi o seu maior desafio profissional?
Impossível selecionar apenas um, pois coleciono diversos serviços que me desafiaram ao extremo. A parte boa é que adoro isso. Quanto mais desafiador o projeto for, mais primoroso o meu trabalho fica.


Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980

Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980
collaborated Redação
photo Cortesia

Em primeira mão, o GPS|Lifetime revela alguns cliques do badalado calendário. O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel, e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do portal, Paula Santana

 

Neon trend! A clínica MetaFísicos apresenta hoje, 15, a edição 2019 do seu badalado calendário. Com exclusividade, o GPS|Lifetime mostra alguns cliques da produção. Ao todo, 23 pacientes do nutricionista Clayton Camargo posaram de acordo com o tema 'Neon'.

A temática revive a estética dos anos 1980, resgatando o ritmo frenético da ginástica de academia, com muita acrobacia, comum àquela época. Entre os musos e as musas desta edição estão o arquiteto Clay Rodrigues e o manager Bruno Mello

Para realizar o projeto, 37 participaram de todo o processo. Além dos modelos, 14 profissionais de backstage, como produtor, fotógrafo, cinegrafista, apoio logístico, pessoal de cabelo e maquiagem estiveram envolvidos. 

O time de estrelas de cada edição é escolhido dentre aqueles pacientes que superaram o desafio de emagrecer ao adotarem um estilo de vida saudável, com alimentação e exercícios físicos. Com o anuário, o nutricionista espera que os modelos se tornem fonte de inspiração para quem busca qualidade de vida.

O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do GPS|Lifetime, Paula Santana.

 

 




Leia também: MetaFísicos no ar: Clayton Camargos e Sérgio Morum falam sobre famoso "bumbum na nuca"

Uma febre nacional, o famoso "bumbum na nuca" é tema do segundo episódio de Metafísicos no ar, série desenvolvida por Clayton Camargos e o cirurgião plástico Sérgio Morum, sócios da clínica Metafísicos, em parceria com o videomaker Pedro Lino. O programa trata de saúde, exercícios e bem-estar e, esta semana, se debruça sobre a paixão das brasileiras (e, por quê não, os brasileiros).