GPS Lifetime GPS Lifetime

Libras e beijos marcam discurso de Michelle Bolsonaro

Libras e beijos marcam discurso de Michelle Bolsonaro
collaborated Marina Ferreira
photo Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sob aplausos, a primeira-dama quebrou o protocolo e convidou os brasileiros a apoiarem o novo presidente

 

Além de arrancar elogios com o look clássico assinado pela etiqueta carioca Atelier Marie Lafayette, Michelle Bolsonaro ganhou os holofotes por mais uma razão. Em um gesto inédito, a primeira-dama surpreendeu ao discursar na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Traduzido simultaneamente, o pronunciamento de mais de três minutos ocorreu no Parlatório do Palácio do Planalto, antes de seu marido, Jair Bolsonaro, falar oficialmente como presidente da nação. 

Na ocasião, a primeira-dama trocou de lugar com a tradutora de Libras presente na cerimônia de posse. Em suas palavras, ou melhor, gestos, Michelle disse que atuará em favor das pessoas com deficiência, em especial a comunidade surda. “Vocês serão valorizados e terão os direitos respeitados. Tenho esse chamado no meu coração e desejo contribuir na promoção do ser humano", prometeu. Durante o mandato de Bolsonaro, ela pretende dedicar-se ao próximo, colocar em prática sua expertise social e até ampliar as atividades que já desempenha. 

Ainda no discurso, a primeira-dama se emocionou. Ela voltou a dizer que irá se empenhar ao máximo para que as pessoas consideradas esquecidas tenham os direitos preservados. “As eleições deram voz a quem não era ouvido e a voz das urnas foi clara: o cidadão brasileiro quer segurança, paz e prosperidade. Um país em que todos sejamos respeitados”, acrescentou. 




Ao chamar Bolsonaro de “amado esposo”, Michele foi ovacionada pelo público. Ela solicitou o apoio de todos os brasileiros ao marido que, no momento, era aclamado ao som de “mito”. Os fiéis eleitores pediram um beijo do casal. A primeira-dama interrompeu o discurso para atender ao apelo carinhoso. No momento do afeto, o público foi ao delírio e aplaudiu o gesto.

Agradecimento 

Em sua fala, Michelle aproveitou para agradecer às orações dedicadas a Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado durante campanha eleitoral, em setembro. O presidente ficou 23 dias internado e ainda precisa passar por uma cirurgia, prevista para ocorrer neste mês.


Hora da gramática: saiba como pronunciar o nome de grifes de luxo

Hora da gramática: saiba como pronunciar o nome de grifes de luxo
photo Reprodução

Às vezes, a nomenclatura das labels mais queridinhas do mundo da moda é um tanto complicada de falar

 

Algumas grifes são assunto garantido no papo entre amigas, porém nem sempre da forma correta. Os nomes de origem francesa, inglesa ou italiana ganharam versões abrasileiradas devido o nível de complicação da pronúncia.

Não gosta de se enrolar na hora de falar o nome da grife? Seus problemas acabaram! Abaixo confira como pronunciar certinho a nomenclatura das etiquetas mais hypadas do universo fashion

 

Alexander Wang – Alecsander Uéng

Balenciaga – Balenssiaga

Balmain – Balmá

Bottega Veneta – Botêga Vêneta

Bvlgari – Búlgari

Celine – Cêlín

Christian Louboutin – Cristian Lubutã

Comme des Garçons – Com Dê Gásson

Dolce & Gabbana – Doltchey end Gabana

Givenchy – Givonchí

Gucci – Gúti

Hermès – Erméz

Jacquemus – Jaquemus

Jean Paul Gaultier – Jon Pol Gotiê

Lanvin – Lanvã

Louis Vuitton – Lui Viton

Marchesa – Marquêsa

Moschino – Mosquino

Ralph Lauren – Ralf Loren

Tommy Hilfiger – Tomi Rilfiguer

Versace – Versatchê

Vetements – Vetmon

Yves Saint Laurent – Ivi Sã Lorrã