GPS Lifetime GPS Lifetime

Moda Sustentável é tendência no mundo inteiro

Moda Sustentável é tendência no mundo inteiro
collaborated Redação

Desperdício: vem estação, vai estação, mas esse é um termo que estará sempre fora de moda. Pensando nisso, uma nova maneira de consumir tendência tem emergido, com nome e sobrenome. O upcycling visa reapropriar materiais descartados, diminuindo o desperdício de matéria-prima e resignificando produtos que, comumente, não fariam parte do processo têxtil de criação de uma roupa. Mas não confunda com reciclagem! De acordo com a professora do curso de Design de Moda do Centro Europeu, Nicolle Gora, o upcycling faz uso de materiais já existentes para criar algo que surpreenda e, mesmo assim, seja baseado em traços originais das peças - diferente dos processos de reutilização já conhecidos. Por essa abordagem, embalagens e sacos de cimento podem dar vida a bolsas, sapatos e acessórios únicos e elegantes. “Por ser um processo que não desperdiça energia ou faz uso de materiais químicos para reciclagem, ele pode ser muito eficiente em larga escala na indústria da moda, que é, hoje, a segunda mais poluente do mundo”, explica. Em metrópoles como Londres e Berlim, polos da moda mundial, a técnica já estampa catálogos e vitrines. Já no Brasil - onde são confeccionadas, por ano, cerca de nove bilhões de peças de roupa -, o conceito ainda é incipiente, mesmo com a estimativa de que por volta de 170 mil toneladas de retalhos sejam produzidas anualmente no país. Uma escalada para se completar de fio a fio.

 


Morre, aos 113 anos, o homem mais velho do mundo

Morre, aos 113 anos, o homem mais velho do mundo
collaborated Gustavo Azevedo
photo Reprodução

O centenário faleceu de causas naturais enquanto dormia

 

Morreu neste domingo, 20, o homem o mais velho do mundo, segundo o livro Guinness dos Recordes. A informação foi confirmada pela imprensa japonesa. Masazo Nonaka tinha 113 anos e faleceu enquanto dormia em sua casa, no norte do Japão, de causas naturais.

Nonaka nasceu em 25 de julho de 1905. A mulher e três dos filhos do centenário já haviam morrido.

O Guinness reconheceu Nonaka como o homem mais velho do globo no ano passado, após a morte do espanhol Francisco Núñez Olivera.