GPS Lifetime GPS Lifetime

Dia da cachaça: aprenda a fazer cinco drinks com a bebida

Dia da cachaça: aprenda a fazer cinco drinks com a bebida
collaborated Giulia Roriz
photo Giulia Roriz

Marvada, cátia, cajibrina, pinga, mé, branquinha... No Dia Nacional da Cachaça, confira cinco drinks com a bebida 

 

Nem só de caipirinha vive a cachaça. Com a expansão da coquetelaria no país, nossa aguardente é valorizada tanto em clássicos quanto em novas criações.

De tão importante, a bebida é um patrimônio histórico brasileiro e ganhou um dia para chamar de seu. Não chega a ser um feriado, mas a escolha do dia tem explicação histórica.

Em 13 de setembro de 1661, uma revolta popular contra a colônia portuguesa levou à legalização da cachaça, que era proibida até então. Tal episódio ficou conhecido como “Revolta da Cachaça”.

Embora tenha origem popular, a bebida entrou recentemente na lista das mais caras do mundo. Uma garrafa de cristal cravejada com 211 pedras preciosas e armações em prata e ouro contendo a Velho Barreiro Diamond custa cerca de R$ 212 mil.

Segundo a empresa, a bebida é formada por um “blend único e especial” entre a Velho Barreiro original e uma “cachaça alambique rigorosamente selecionada, oriunda da região serrana do Rio de Janeiro”, o que garantiria um sabor suave e harmonizado, com um aroma levemente frutado e adoçado. A edição foi lançada em 2011, limitada a 60 unidades.

A bebida também conta com uma versão premium made in BsB. Elaborada com uma variedade de cana compatível com o clima e a altitude do Cerrado, a cachaça Authoral - idealizada pelo advogado e empresário Eduardo Moreth - é única, de qualidade superior e com design arrojado.

O conceituado mixologista Victor Quaranta, que trabalha na área há 14 anos, conta que a bebida ainda é muito rejeitada. “As pessoas têm preconceito, mas, quando misturada da forma certa, é um ingrediente coringa no drink”, afirma.

Para celebrar o dia da melhor maneira, Quaranta ensina cinco coquetéis como uma maniera de aproveitar ao máximo a cachaça.

Do Leme ao Pontal

 

“Tomo guaraná, suco de caju. Goiabada para sobremesa”: inspirado em Tim Maia, o drink brasileiríssimo leva toda a ginga do cantor para o paladar.

Ingredientes

30ml de cachaça

30ml de xarope de guaraná

30ml de suco de caju

30ml de suco de limão siciliano

Goiabada

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e acrescente gelo. Corte a goiabada para acompanhar o drink.

 

Três Cs: cachaça, café e um cadin de doce de leite

 

A mistura mineira é a cara do país. Com ares interioranos, a bebida promete agradar até os paladares mais aguçados.

Ingredientes

1 dose de café

50ml de cachaça

1 colher de doce de leite

1 dose de creme de leite

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e acrescente gelo.

 

Olha o maaate!

 

Para os amantes do chá, é o drink perfeito. O gosto suave e a pegada cítrica fazem dessa mistura uma bebida com ares veraneios.

Ingredientes

5g de mate infusionados em 2 doses de cachaça

1 limão siciliano

1 limão taiti

3 colheres de açúcar

30ml de xarope de gengibre

 

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e acrescente gelo.

 

Visconti cachaça

 

Originalmente feito com whisky, o Visconti é refrescante e amadeirado. A canela defumada dá peso para a bebida.

 

Ingredientes

50ml de cachaça infusionados em grãos de café

20ml de licor de amêndoas

1 colher de açúcar de baunilha

Espuma de gengibre

Canela defumada

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e acrescente gelo. Adicione a canela ao copo e queime a ponta com isqueiro.

 

Quattro martini

“Uma boa ideia”: essa é a definição do mixologista para o drink. Refrescante e divertida, a bebida possui um mood descontraído, para beber com os amigos.

 

Ingredientes

50ml de cachaça de banana

30ml de rum

10ml de licor de pêssego

Suco de 1 laranja

15 ml de limão siciliano

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e acrescente gelo



 

 


Anna Dello Russo desapega de parte de sua coleção de acessórios

Anna Dello Russo desapega de parte de sua coleção de acessórios
collaborated Bruna Nardelli
photo Vestiaire Collective

Editora de moda está cada vez mais engajada no consumo consciente 

 

Anna Dello Russo desapega mais uma vez! Após ter passado para frente 30 looks de seu arquivo com renda revertida para Central Saint Martin, em Londres, no início deste ano, a contribuinte da Vogue japonesa volta a se desfazer de itens icônicos. 

Desta vez, a ação eco-friendly é focada em sua coleção de acessórios e conta com a parceria do brechó virtual Vestiaire Collective. Para a alegria de fashionistas mundo afora, o portal já abriga as peças. Run!

Entre os itens dignos da rainha do street style, joias da Lanvin, Prada, Miu Miu, Chanel e Moschino, além de muito vintage.

Em bate-papo com o Vestiaire Collective, Dello Russo explicou a motivação por trás da iniciativa. "Colocar estas peças para circular é um dos comportamentos mais sustentáveis que podemos ter na indústria", declarou.

"Chegou um ponto da minha vida em que eu tinha coisas demais. Eu me senti pronta para começar um novo ciclo. De repente, me vi tocada pela ideia de que ter coisas em excesso pode ser algo que te impede de seguir adiante", complementou. Ela aproveitou a conversa para anunciar que a sua próxima sessão desapego será de livros.

Vale lembrar que até pouco tempo atrás a editora de moda precisava de dois apartamentos para comportar seu rico acervo. De vez em quando, é bom fazer uma limpa no closet, né? Bela ação, Anna! 

Veja também

Alexandre Birman recebe Anna Dello Russo em showroom de Paris

O destino escolhido para a apresentação da coleção outono/inverno 2018 de Alexandre Birman foi Paris. Cada vez mais reconhecida no cenário internacional, a label recebeu em março um seleto grupo de convidados, buyers e imprensa no Le Ritz, um dos hotéis mais clássicos e luxuosos da cidade luz. A icônica fashionista italiana Anna Dello Russo foi uma das personalidades que marcou presença no spot

collection foi criada a partir do olhar e alma de um verdadeiro shoemaker, onde trabalhos manuais, tressês cuidadosamente elaborados e couros especiais trazem à tona a inspiradora arte de produzir sapatos. A nova season chega com materiais exclusivos, como o couro de phyton, os suedes de toque aveludado, as nappas extremamente macias e os pelos multicoloridos em tons harmoniosos. Show!