GPS Lifetime GPS Lifetime

Com costela e feijoada, Viva Brazil Signature bomba em Miami

Com costela e feijoada, Viva Brazil Signature bomba em Miami
collaborated Marina Ferreira
photo Bruno Fioravanti

Arroz, feijão, farofa e doce de leite. Quitutes tupiniquins deixam os norte-americanos e gringos com água na boca

 

Toda experiência é aprendizado. Foi com esse lema que Luciano Faleiro, de 42 anos, deixou a vida de chef de cozinha em renomados hotéis, resorts e companhias marítimas para se dedicar a algo que levasse sua assinatura.

De veia empreendedora, o brasileiro sempre teve vontade de abrir o próprio negócio e colocar em prática a bagagem profissional adquirida. Por anos, ele resistiu à aspiração até que um dia não teve jeito e decidiu escrever o primeiro capítulo da história, a qual recebeu o título de Viva Brazil.

A narrativa traz inúmeras páginas, capítulos e parágrafos. Mas, em novembro, ganhou uma nova edição: o Viva Brazil Signature. Por mais que tenha o nome do país tupiniquim, o spot criado por Luciano teve as portas abertas em Miami, nos Estados Unidos.

Apaixonado pela culinária ‘verde e amarela’, o restauranteur elaborou um menu sofisticado sem deixar de lado o que dá água na boca do brasileiro. Arroz, feijão, churrasco, brigadeiro, doce de leite podem ser degustados no bistrô.

Mesmo com a proposta de lançar um cardápio novo a cada quatro meses, os legítimos sabores do Brasil continuarão a satisfazer o paladar de brasilienses, cariocas, pernambucanos, paraenses e gaúchos que por lá vivem. Os gringos também não hesitam em sentar à mesa do spot e deliciar os quitutes. Alguns levam na composição farinha de mandioca, ingrediente elogiado pelos estrangeiros, segundo Luciano.

Outro prato típico do país que faz sucesso entre os clientes é a feijoada. Servida aos sábados, a delícia de feijão se tornou um dos carros-chefes do Viva Brazil Signature. “A gente oferece a feijoada, os norte-americanos e outros turistas gostam bastante. Os brasileiros e as pessoas que visitam Miami a negócios perguntam direto do prato”, contou o chef.

Outra delícia muito requisitada é a costela. “A nossa costela recebe elogios de vários clientes, sendo que, alguns ligam até para reservar”, revelou Luciano. Ele ainda acrescentou que a carne serve de duas a três pessoas. Complementam o menu a peixada com lagosta, gratinado de purê de mandioca e camarão na moranga. Vale frisar que o crustáceo é cozido em cima da fruta de origem orgânica e não dentro dela.

No quesito drinks, imagina qual seja a bebida mais pedida ao bar? Caipirinha, sem dúvidas. Ao todo, são 12 coquetéis inspirados na mistura feita de cachaça, açúcar, gelo e limão que, na ocasião, pode ser substituído por maracujá, morango, abacaxi e mix de frutas. Segundo o restauranteur, o gastro spot traduz a essência tropical alinhado ao requinte e sofisticação.

As delícias adocicadas não ficam de fora do menu. Quem resiste a uma boa sobremesa tupiniquim? Ninguém. Com foco nos doces, o Viva Brazil Signature inclui no cardápio bolo branco de coco, panquequinha de doce de leite com sorvete de vanilla, entre outros. “É de dar água na boca por mais que o cliente esteja satisfeito com o prato principal do almoço ou jantar”, descreveu Luciano.

De acordo com o chef, as delícias fazem sucesso por preservar o sabor abrasileirado. “Todos os pratos que requeiram produtos do Brasil, nós fazemos com itens brasileiros originais. A gente escolhe as melhores marcas do mercado. Faz toda a diferença e o cliente reconhece”, frisou. De acordo com Luciano, atualmente ficou mais fácil encontrar especiarias tupiniquins nos Estados Unidos, inclusive em Miami, pois há lojas especializadas na importação dos itens.

Para criar um ambiente com o estilo de uma fazenda industrial, o empresário optou por usar materiais como madeira, ferro e concreto no décor. E a vibe farm também dá a graça na cozinha. Em busca de levar ingredientes frescos e de qualidade para sua cozinha, o empresário firmou parceria em propriedades rurais certificadas da Flórida. Saem do produtor direto para os pratos: vegetais, carnes, ovos, queijos e outros derivados. Os legumes, frutas e verduras seguem a linha de cultivo orgânico.




O sabor brasileiro na América

Antes de inaugurar o Viva Brazil Signature, Luciano abriu há cinco anos o Viva Brazil em Hollywood. O espaço atrai pessoas de diferentes cidades que pedem mais unidades da casa pelos Estados Unidos. Depois de ouvir “a gente gosta de vir aqui, mas é um pouco longe” de moradores de Miami, o restauranteaur decidiu aterrissar na Cidade Mágica.

E, como não havia points gastronômicos com o mesmo conceito na costa de North Miami Beach, ele viu uma oportunidade. Dentre os diferenciais do spot está o atendimento à la brasileiro – considerado mais amigável que o norte-americano. Para o chef, esse primeiro contato mais intimista cativa brasileiros e estrangeiros.

Carreira

Luciano começou a colocar a mão na massa aos 18 anos. Desde então, a trajetória do brasileiro foi ao lado dos melhores chefs dos EUA. Além de dar aula, ele passou pelas cozinhas de restaurantes, hotéis e cruzeiros, sendo algumas, premiadas e com selo diamante. Enquanto trabalhou nos spots, o chef incorporava sabores tupiniquins como uma forma de lembrar os bons tempos no Brasil. “Sinto muita falta”, pontua.

E não é só Luciano que sente saudades dos aperitivos do país. Os brasileiros residentes em Miami visitam os restaurantes capitaneados pelo chef e se sentem no céu. “Quando um brasileiro vem para cá, ele se sente fora do lugar de origem. A gente tenta passar esse contato mais próximo”, disse. Com sangue verde e amarelo correndo nas veias, eles ficam carentes da combinação arroz e feijão. “Quando o pessoal chega e ver que a mesa e o espaço são familiares ficam apaixonados”.


Novo amor: Brad Pitt está namorando Charlize Theron, diz jornal

Novo amor: Brad Pitt está namorando Charlize Theron, diz jornal
photo Reprodução

O affair teria começado no Natal

 

Casal perfeito? De acordo com o jornal inglês The Sun, Brad Pitt está namorando a atriz e ex-modelo sul-africana Charlize Theron. O periódico afirma que o relacionamento teve start no Natal, quando os pombinhos foram apresentados por Sean Penn, ex-marido da loira. 

“Eles estão se vendo casualmente há quase um mês. Eles eram amigos há um tempo, ironicamente apresentados por Sean Penn, e as coisas evoluíram”, declarou uma fonte ao jornal.

Se os boatos forem verdadeiros, esse é o primeiro relacionamento público de Pitt desde que ele se divorciou de Angelina Jolie, em setembro de 2016. Pitt e Jolie têm seis herdeiros juntos. Já Charlize tem dois filhos adotados.

Rixa

Angelina e Theron, inclusive, têm uma rixa de longa data. Segundo a imprensa, as duas atrizes não se suportam por questões profissionais. A história que rola solta em Hollywood é de que elas disputam os mesmos papéis há anos. 

Em 2017, por exemplo, Angelina teria sido convidada para fazer A Noiva de Frankenstein e Charlize ficou como a segunda opção, protagonizando o filme caso a morena declina-se. Nos bastidores dos estúdios, o burburinho era de que a ex de Brad Pitt não tinha interesse no longa, mas enrolou o máximo que pôde para dar sua resposta. Isso só para irritar Theron, que aguardava ansiosamente para saber se iria ou não ser chamada.

“O festival de ódio entre essas duas começou há muito tempo e não vai parar”, informou uma fonte ao site Radar. “É como se os diretores quisessem jogar uma contra a outra, balançando um roteiro para as duas e deixando-as a brigar por ele.” Bafão!