GPS Lifetime GPS Lifetime

Filme sobre Burle Marx chega ao cinema dia 15 de novembro

Filme sobre Burle Marx chega ao cinema dia 15 de novembro
collaborated Roberta Pinheiro

O longa, narrado em primeira pessoa, é um passeio pela arte e personalidade do paisagista e pintor Roberto Burle Marx, que apresenta suas ideias e lembranças numa sucessão de paisagens sensoriais

Ele ganhou a primeira planta aos 7 anos de uma tia e, com o tempo, se tornou um dos maiores colecionadores do planeta, além de um dos principais nomes do paisagismo do século XX. "Para mim o jardim foi o interesse de aplicar sob a própria natureza os fundamentos da composição plástica de acordo com o sentimento estético da minha época", disse.

Dia 15 de novembro chega às salas de cinema de todo o país o longa Filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx. Dirigido e escrito por João Vargas Penna, o filme é um passeio pela arte e personalidade do paisagista, que também era pintor, cozinheiro e cantor, facetas poucos conhecidas do grande público.

Narrado em primeira pessoa, o documentário é baseado em falas e textos de Burle Marx e acompanhado por imagens de suas obras. Entre os destaques estão o Sítio Burle Marx, o Parque do Flamengo e o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, a fazenda Tacaruna e Vargem Grande, além da Praça Euclides da Cunha, em Recife, o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e projetos na França e Venezuela.

Confira o trailer:

Com seu toque modernista, o paisagista renegou as flores exóticas com que o país compunha os jardins públicos e particulares. Burle Marx trouxe a vegetação nativa - no caso de Brasília, coloriu o branco de Niemeyer com os ipês.  

Nascido em São Paulo, filho de judeu alemão e católica pernambucana, o paisagista foi precursor da ecologia e defesa do meio ambiente. Ele valorizava as plantas nativas e descobriu muitas espécies novas, em viagens de coleta e pesquisa por todos ecossistemas brasileiros, que fazem parte de uma enorme coleção de plantas vivas localizada no sítio onde morou.

“Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do século XX. Ele era um mestre na construção de espaços públicos, locais de convívio e harmonia com a natureza. Filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx é um passeio pela arte e personalidade do paisagista. O trabalho apresenta suas ideias numa sucessão de paisagens – formas de apreensão do mundo a partir dos sentidos do espectador. Num mundo cada vez mais cheio de barreiras e conflitos, é da maior importância mostrar a obra desse artista e cidadão que criou espaços de deleite e aproximação entre os homens e o meio ambiente. Quis mostrar o homem a partir de seu mundo diverso e sensual, misturando imagens de diversos formatos num percurso por seu sítio, por suas obras e por paisagens naturais ou construídas que o motivaram”, conta o diretor João.

O Filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx tem produção da Camisa Listrada e Atelier de Cinema, com distribuição da Elo Company.





Hora da gramática: saiba como pronunciar o nome de grifes de luxo

Hora da gramática: saiba como pronunciar o nome de grifes de luxo
photo Reprodução

Às vezes, a nomenclatura das labels mais queridinhas do mundo da moda é um tanto complicada de falar

 

Algumas grifes são assunto garantido no papo entre amigas, porém nem sempre da forma correta. Os nomes de origem francesa, inglesa ou italiana ganharam versões abrasileiradas devido o nível de complicação da pronúncia.

Não gosta de se enrolar na hora de falar o nome da grife? Seus problemas acabaram! Abaixo confira como pronunciar certinho a nomenclatura das etiquetas mais hypadas do universo fashion

 

Alexander Wang – Alecsander Uéng

Balenciaga – Balenssiaga

Balmain – Balmá

Bottega Veneta – Botêga Vêneta

Bvlgari – Búlgari

Celine – Cêlín

Christian Louboutin – Cristian Lubutã

Comme des Garçons – Com Dê Gásson

Dolce & Gabbana – Doltchey end Gabana

Givenchy – Givonchí

Gucci – Gúti

Hermès – Erméz

Jacquemus – Jaquemus

Jean Paul Gaultier – Jon Pol Gotiê

Lanvin – Lanvã

Louis Vuitton – Lui Viton

Marchesa – Marquêsa

Moschino – Mosquino

Ralph Lauren – Ralf Loren

Tommy Hilfiger – Tomi Rilfiguer

Versace – Versatchê

Vetements – Vetmon

Yves Saint Laurent – Ivi Sã Lorrã