GPS Lifetime GPS Lifetime

Circo Rudá desembarca em Brasília com o espetáculo Marabá

 Circo Rudá desembarca em Brasília com o espetáculo Marabá
collaborated Redação
photo Cortesia

A obra circense, que se inspira na identidade do povo brasileiro e suas influências culturais, fica em cartaz de 8 de novembro a 2 de dezembro

 

Tradição cultural milenar, o circo resiste através do tempo e se reinventa na mistura entre novidade e tradição. É o que mostra o Circo Rudá, que chega a Brasília com o espetáculo Marabá, colocando em foco um importante olhar para a identidade do povo brasileiro.

É um circo com dramaturgia que reúne o preparo físico dos artistas ao talento em contar histórias. O espetáculo fica em cartaz de 7 de novembro a 2 de dezembro, no Boulevard Shopping Brasília e promete encantar adultos, jovens e crianças.

Os figurinos da trupe foram criados por Leandro Vieira, carnavalesco campeão pela Mangueira e o roteiro e encenação de Neyde Veneziano, referência de peso em direção teatral e interpretação.

Para Gustavo Lobo, fundador e criador da companhia Rudá, o espetáculo torna realidade a possibilidade de se fazer circo de qualidade no Brasil. "A obra volta seus olhares para a formação do povo brasileiro. Longe de clichês, reafirma valores urgentes, sempre pertinentes, de que todos nós, temos ou recebemos influencias indígenas", afirma Gustavo.

O artista já passou por algumas das principais companhias do mundo, como as canadenses Cirque Du Soleil e Cirque Eloize, além da a suíça Teatro Sunil de Daniele Finzi Pasca.  Entram em cena elementos artísticos e atléticos de alta performance.

Diferentes linguagens se misturam em um rico mosaico, mostrando que a tradição de uma linguagem pode se manter sempre atual. Pelas mãos resistentes e criativas de seus artistas o circo se renova e sobrevive através do tempo, transitando entre novas e antigas gerações.

 

Sobre o espetáculo

 

O primeiro ato chamado "Na Caravela", tem tom épico. O segundo ato "Em terras tropicais" passa-se nos anos de 1920 e tem um tom ingênuo retratando também um circo da década de 20 e como eram os espetáculos da época pré-modernista.

Marabá é o segundo espetáculo do Circo Rudá e o protagonista tem o sonho de ser um artista circense persistindo em seu objetivo de integrar a trupe de um grande circo.

A ideia é mostrar que mesmo com todas as dificuldades o brasileiro é talentoso e trabalhador, luta por seus sonhos respeitando a natureza.

 

Serviço

 

O que? Circo Rudá com o espetáculo Marabá

Onde? Estacionamento do Boulevard Shopping Brasília

Quanto? R$ 25 a R$ 100

Quando? Dias 8 e 9 às 19h30; dia 10 às 15h30 e 19h30 e dia 11 às 14h30 e 18h30

Informações e venda de ingressos: www.circoruda.com





Hora da gramática: saiba como pronunciar o nome de grifes de luxo

Hora da gramática: saiba como pronunciar o nome de grifes de luxo
photo Reprodução

Às vezes, a nomenclatura das labels mais queridinhas do mundo da moda é um tanto complicada de falar

 

Algumas grifes são assunto garantido no papo entre amigas, porém nem sempre da forma correta. Os nomes de origem francesa, inglesa ou italiana ganharam versões abrasileiradas devido o nível de complicação da pronúncia.

Não gosta de se enrolar na hora de falar o nome da grife? Seus problemas acabaram! Abaixo confira como pronunciar certinho a nomenclatura das etiquetas mais hypadas do universo fashion

 

Alexander Wang – Alecsander Uéng

Balenciaga – Balenssiaga

Balmain – Balmá

Bottega Veneta – Botêga Vêneta

Bvlgari – Búlgari

Celine – Cêlín

Christian Louboutin – Cristian Lubutã

Comme des Garçons – Com Dê Gásson

Dolce & Gabbana – Doltchey end Gabana

Givenchy – Givonchí

Gucci – Gúti

Hermès – Erméz

Jacquemus – Jaquemus

Jean Paul Gaultier – Jon Pol Gotiê

Lanvin – Lanvã

Louis Vuitton – Lui Viton

Marchesa – Marquêsa

Moschino – Mosquino

Ralph Lauren – Ralf Loren

Tommy Hilfiger – Tomi Rilfiguer

Versace – Versatchê

Vetements – Vetmon

Yves Saint Laurent – Ivi Sã Lorrã