GPS Lifetime GPS Lifetime

Google faz parceria com TSE para esclarecer dúvidas de eleitores

Google faz parceria com TSE para esclarecer dúvidas de eleitores
collaborated Agência Brasil
photo Reprodução

"Como votar"?: ao digitar a pergunta no buscador, uma caixa especial de informações elaborada a partir da consultoria do tribunal será oferecida ao usuário

 

O Google fechou uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar o esclarecimento de dúvidas dos eleitores antes da votação do próximo domingo, 7. A partir desta sexta-feria, 5, quando for feita a consulta “Como votar?” no buscador será oferecida uma caixa especial de informações elaborada a partir da consultoria do tribunal. Ali, o eleitor ficará sabendo, entre outros pontos, quais documentos são necessários, como votar na urna eletrônica, qual a ordem de voto na urna e qual o horário da votação.

Com a questão “Onde Votar?” será possível identificar o local de votação preenchendo o nome ou número do título de eleitor, mais a data de nascimento e o nome completo da mãe. O Google Maps pode mostrar ainda o melhor caminho para chegar à seção.

A apuração dos resultados também terá recursos especiais. Com a busca “resultado eleições 2018” ou “apuração eleições 2018” será aberta uma caixa no topo da página com os números atualizados. O sistema funciona de modo semelhante para responder consultas com o nome dos candidatos a presidente ou dos partidos. No Google Assistente, a pergunta “Ok Google, qual o resultado das eleições?” fornecerá o resultado final da votação.

Na hora de votar

O eleitor deve se planejar em relação ao horário, sendo possível votar das 8h às 17h. Há zonas eleitorais com maior número de eleitores por seção, o que aumenta as filas em frente à cabine eleitoral.

Em cada seção, haverá quatro mesários e um agente de informação, que prestará serviço de apoio caso haja alguma dúvida. Os mesários serão os responsáveis por registrar a participação do eleitor no pleito. O cidadão deverá entregar um documento oficial com foto a eles para a continuidade do processo.

Na cabine de votação, o cidadão não poderá portar o celular ou qualquer outro equipamento eletrônico. Por isso, para não esquecer dos números dos candidatos, o TSE permite o uso de uma cola eleitoral frente à urna.

Ao sair da seção eleitoral, o eleitor não pode esquecer de pegar o seu comprovante de votação. Ele é importante para certificar a participação no pleito e garante direitos ao cidadão, como a emissão de passaporte.

Justificativa

Em caso de ausência, o cidadão deve preencher um formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos portais do TSE e do TRE e, no dia da eleição, nos locais de votação ou de justificativa.

O requerimento deve acompanhar a cópia de um documento oficial com foto e um comprovante dos motivos alegados para justificar a ausência.

Após o pleito, o cidadão terá de recorrer ao site do TRE-DF para o envio dos documentos ou entregá-lo em qualquer zona eleitoral em até 60 dias após cada turno.

Caso o cidadão perca os prazos, o eleitor deverá ir ao site do TSE e emitir um boleto de pagamento no valor de R$ 3,51 para regularizar a situação eleitoral. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, nos Correios ou nas casas lotéricas.

*Com informacões da Agência Brasil





Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980

Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980
collaborated Redação
photo Cortesia

Em primeira mão, o GPS|Lifetime revela alguns cliques do badalado calendário. O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel, e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do portal, Paula Santana

 

Neon trend! A clínica MetaFísicos apresenta hoje, 15, a edição 2019 do seu badalado calendário. Com exclusividade, o GPS|Lifetime mostra alguns cliques da produção. Ao todo, 23 pacientes do nutricionista Clayton Camargo posaram de acordo com o tema 'Neon'.

A temática revive a estética dos anos 1980, resgatando o ritmo frenético da ginástica de academia, com muita acrobacia, comum àquela época. Entre os musos e as musas desta edição estão o arquiteto Clay Rodrigues e o manager Bruno Mello

Para realizar o projeto, 37 participaram de todo o processo. Além dos modelos, 14 profissionais de backstage, como produtor, fotógrafo, cinegrafista, apoio logístico, pessoal de cabelo e maquiagem estiveram envolvidos. 

O time de estrelas de cada edição é escolhido dentre aqueles pacientes que superaram o desafio de emagrecer ao adotarem um estilo de vida saudável, com alimentação e exercícios físicos. Com o anuário, o nutricionista espera que os modelos se tornem fonte de inspiração para quem busca qualidade de vida.

O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do GPS|Lifetime, Paula Santana.

 

 




Leia também: MetaFísicos no ar: Clayton Camargos e Sérgio Morum falam sobre famoso "bumbum na nuca"

Uma febre nacional, o famoso "bumbum na nuca" é tema do segundo episódio de Metafísicos no ar, série desenvolvida por Clayton Camargos e o cirurgião plástico Sérgio Morum, sócios da clínica Metafísicos, em parceria com o videomaker Pedro Lino. O programa trata de saúde, exercícios e bem-estar e, esta semana, se debruça sobre a paixão das brasileiras (e, por quê não, os brasileiros).