GPS Lifetime GPS Lifetime

App estimula visitante do Jardim Botânico a conhecer o Cerrado

App estimula visitante do Jardim Botânico a conhecer  o Cerrado
collaborated Agência Brasília
photo Agência Brasília

A plataforma apresenta curiosidades e informações adicionais sobre a vegetação típica do Centro-Oeste

 

Ganhe pontos em troca de conhecimento. Essa é a premissa do aplicativo Missão Nascente, lançado pelo Jardim Botânico de Brasília para estimular o contato com o bioma Cerrado.

Em formato de jogo interativo, o visitante é convidado a conhecer a trilha da nascente do Córrego Cabeça de Veado, que fica dentro da unidade de conservação. O acesso fica próximo ao Jardim Japonês.

Desenvolvido por alunos da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Jardim Botânico, a plataforma apresenta curiosidades e informações adicionais sobre a vegetação típica do Centro-Oeste. O intuito é que o visitante tenha uma experiência autoguiada.

Ao longo de 1,7 quilômetro de trilha é possível encontrar 46 placas com QR Codes (tipo de código de barra para a leitura em celular com câmera) que dão acesso a dados referentes a alguma planta ou assunto pertinente à vegetação.

Cada leitura de QR Codes gera pontos que serão acumulados em um ranking com todos os participantes do jogo. A média de duração do percurso é de uma hora e meia. Na metade da trilha, é possível conhecer a nascente do Córrego Cabeça de Veado.

Em funcionamento há um mês, e rodando em fase de teste desde janeiro, mais de 100 pessoas já baixaram o aplicativo Missão Nascente. A instalação é gratuita e está disponível na Play Store apenas para o sistema operacional Android.

De acordo com a diretora de fitologia do Jardim Botânico, Priscila Oliveira, a plataforma surgiu a partir da necessidade do próprio local de criar um incentivo para os jovens. “Essa nova geração é muito ligada no celular e não tem tanto contato com a natureza. Nossa ideia foi juntar as duas coisas para as crianças aprenderem de forma diferente”, pontua.

Lucas Guimarães, estudante de Biologia da UnB e um dos envolvidos no projeto Missão Nascente, explica que o aplicativo funciona em três temporadas distintas:

  • Temporada das águas – de novembro a março
  • Temporada da dormência – de abril a junho
  • Temporada da renovação – de julho a outubro

Para Guimarães, os nomes para cada temporada do jogo trazem uma nova concepção que sai do padrão de seca e chuva. “O objetivo é oferecer um olhar guiado para as mudanças que acontecem no Cerrado. Mostrar o que é um bioma dinâmico”, explica.

Priscila Oliveira cita o exemplo das plantas que mudam de cor de acordo com a estação. “Algumas espécies ficam verdes no período chuvoso e na seca, acobreadas. Isso chama a atenção”, explica.

As recomendações para participar do jogo é que os visitantes baixem o aplicativo em casa, pois o sinal de celular é ruim dentro da unidade de conservação, levem garrafas de água e não deixem lixo na trilha. Em dias muitos chuvosos, não é recomendado fazer a trilha.





Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980

Calendário MetaFísicos 2019 se inspira na estética dos anos 1980
collaborated Redação
photo Cortesia

Em primeira mão, o GPS|Lifetime revela alguns cliques do badalado calendário. O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel, e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do portal, Paula Santana

 

Neon trend! A clínica MetaFísicos apresenta hoje, 15, a edição 2019 do seu badalado calendário. Com exclusividade, o GPS|Lifetime mostra alguns cliques da produção. Ao todo, 23 pacientes do nutricionista Clayton Camargo posaram de acordo com o tema 'Neon'.

A temática revive a estética dos anos 1980, resgatando o ritmo frenético da ginástica de academia, com muita acrobacia, comum àquela época. Entre os musos e as musas desta edição estão o arquiteto Clay Rodrigues e o manager Bruno Mello

Para realizar o projeto, 37 participaram de todo o processo. Além dos modelos, 14 profissionais de backstage, como produtor, fotógrafo, cinegrafista, apoio logístico, pessoal de cabelo e maquiagem estiveram envolvidos. 

O time de estrelas de cada edição é escolhido dentre aqueles pacientes que superaram o desafio de emagrecer ao adotarem um estilo de vida saudável, com alimentação e exercícios físicos. Com o anuário, o nutricionista espera que os modelos se tornem fonte de inspiração para quem busca qualidade de vida.

O lançamento acontece neste sábado, 15, no B Hotel e tem como mestre de cerimônia a diretora de conteúdo do GPS|Lifetime, Paula Santana.

 

 




Leia também: MetaFísicos no ar: Clayton Camargos e Sérgio Morum falam sobre famoso "bumbum na nuca"

Uma febre nacional, o famoso "bumbum na nuca" é tema do segundo episódio de Metafísicos no ar, série desenvolvida por Clayton Camargos e o cirurgião plástico Sérgio Morum, sócios da clínica Metafísicos, em parceria com o videomaker Pedro Lino. O programa trata de saúde, exercícios e bem-estar e, esta semana, se debruça sobre a paixão das brasileiras (e, por quê não, os brasileiros).