GPS Lifetime GPS Lifetime

Wedding bells: relembre os casamentos mais marcantes da realeza

Wedding bells: relembre os casamentos mais marcantes da realeza
collaborated Theodora Zaccara
photo Getty Images/Google Imagens

Faltando menos de uma semana para o tão aguardado casamento de Meghan Markle e Príncipe Harry, que promete romper as barreiras da história no próximo sábado, 19, as expectativas não podiam ser mais altas. O vestido da noiva, apesar de muito especulado, ainda é uma incógnita, enquanto locação, confeitaria e um pequeno extrato da lista de convidados - alô, elenco de Suits! -, já são de conhecimento do público. 

Ainda assim, a aura de curiosidade e deslumbre que permeia a cerimônia real é motivo para expulsar da cama expectadores em todo o mundo, que acordarão por volta das 6h, horário de Brasília, para acompanhar o movimento em torno do castelo de Windsor.

Em clima nostálgico, GPS|Lifetime aproveita o momento para relembrar outros grandes casórios do circuito real - e desejar para que, com sorte, os próximos dias passem muito rápido. 

 

Diana e Charles, Inglaterra 

Impossivel falar em casamentos reais sem começar por um dos mais icônicos - e assistidos - momentos do século XX. A união entre a nobre Lady Diana Spencer e o Principe de Gales, Charles, foi realizada no dia 29 de julho de 1981, e televisionada para, aproximadamente, um bilhão de pessoas em todo mundo. 

O vestido da noiva, referência oitentista que marca a moda até os dias de hoje, foi encomendado pelo Palácio de Buckingham aos designers David e Isabel Emanuel, que concluíram cada ponto-cruz com o mais alto sigilo. Adornando a cabeça, uma tiara de ouro com diamantes fez par com o véu monumental. Nem os pés escaparam do luxo e pompa da realeza, e ganharam 150 pérolas encrustadas nos saltos de Lady Di. 

A extensiva lista de convidados com mais de 3.500 nomes contou com chefes de Estado e de Governo de todos os cantos da Europa. Realizada pelo Bispo de Canterbury, a cerimônia religiosa foi descrita pelo sacerdote de uma forma que o resto do globo não falharia em copiar: como “um conto de fadas”.

Grace Kelly e Rainer III, Mônaco 

Seis anos e onze filmes depois de iniciar uma sólida carreira em Hollywood, a americana Grace Kelly jogou tudo para o alto ao se apaixonar por Rainer III, Príncipe de Mônaco. De renda e tafetá do véu à bainha, o modelo desenvolvido pela figurinista Helen Rose levou a herança showbiz da loira até o altar. A peça, encrustada com centenas de pérolas, demorou seis semanas para ser terminada, e precisou de mais de 30 provas até chegar ao caimento perfeito. 

A cerimônia intimista, realizada posteriormente à civil, comportou apenas 80 convidados próximos à família real. Na sequência, uma recepção para os cidadãos de Mônaco deu aos “plebeus" uma chance de ver de perto a nova princesa do mediterrâneo - que, ao contrário das especulações da mídia, radiava felicidade no grande dia. 

Sofia Hellqvist e Carl Philip, Suécia 

Casados há pouco menos de dois anos, o Príncipe Carl Philip e a ex-modelo Sofia Hellqvist protagonizaram polêmicas desde o primeiro encontro. Ela, uma reality star capa de revista, não era a pretendente favorita para o trono da Suécia. Ele, entretanto, se apaixonou. No dia 13 de junho de 2015, os pombinhos se casaram na capela do Palácio Real de Estocolmo. As celebrações, entretanto, começam na véspera: a convite do Rei e Rainha da nação nórdica, um grupo restrito de convidados foi invitado para jantar ao lado da família real sueca.

Os presentes, a pedido dos noivos, ganharam finalidade diferente: em vez de regalos cheios de luxo para os “pombinhos”, Carl e Sofia pediram aos convidados que realizassem doações a uma fundação voltada à educação de crianças e jovens. 

Tatiana Blatnik e Nicolau, Grécia

Favoritas entre o jet-set internacional, as ilhas gregas são incontestáveis cartões-postais. Tornam-se mais ainda quando viram pano de fundo de um dos casamentos mais notórios da Grécia: a união entre o Principe Nicolau e a bela Tatiana Blatnik. A bordo de um modelo de mangas longas feito pelo estilista venezuelano Ángel Sánchez, a loira chegou à igreja de carruagem e foi guiada pelo padrasto até o altar. 

Bela, a loira roubou a cena com uma tiara pertencente à coleção oficial da família real grega, e foi centro das atenções no banquete nupcial que sucedeu a celebração religiosa. 

Letizia e Felipe, Espanha 

Adornada por mais de 20 mil rosas andinas, espécie proveniente do Equador, a igreja de Santa Maria la Real de la Almudena, em Madri, nunca antes havia sido palco de uma celebração tão grandiosa. No dia 22 de maio de 2004, entretanto, a catedral recebeu mais de 1.200 convidados por um motivo não menos nobre: o casamento do então Príncipe Felipe com a plebeia Letizia Ortiz. 

O vestido da noiva, assinado pelo notório designer espanhol Manuel Pertegaz, foi par da tiara emprestada pela sogra Sofia, e completado por um véu de renda valenciana de mais de 100m de comprimento. Nos pés, salto altíssimo de 10cm. 

Kate Middleton e Príncipe William, Inglaterra

Dois bilhões e meio de pessoas. Essa foi a marca de expectadores alcançada no que é, até os dias de hoje, um dos maiores casamentos da história. Em 29 de abril de 2011, o mundo assistia ao primogênito de Diana e Charles, o Príncipe William, subir ao altar e se casar com Kate Middleton. 

Realizada na Abadia de Westminster, a cerimônia religiosa durou por volta de 1h15m e reuniu cerca de 1 milhão de passantes, que se aglomeraram nos arredores da igreja e do Palácio de Buckingham. Dentro da basílica, mais de 1.900 convidados tiveram a honra de conferir a solenidade. A aliança do casal, produzida com ouro galês - tradição da família real britânica -, foi feita apenas para Kate, visto que William optou por não usar a joia. 

 


Nova geração: jovens do clã Bittar expandem business da família

Nova geração: jovens do clã Bittar expandem business da família
collaborated Bruna Nardelli
photo Luara Baggi

Sob o comando de Valéria, Lucas e Marcelo, lavanderia doméstica AcquaFlash chega ao mercado com a promessa de conquistar até os clientes mais exigentes

 

A família Bittar é detentora de um verdadeiro império hoteleiro, mas sua veia empreendedora não para por aí! Além dos oito hotéis espalhados por Brasília, o clã comanda uma das maiores redes de lavanderia indústrial da cidade, empresa criada justamente para atender a alta demanda das hospedarias. Pensando em aproveitar a experiência de mais de 15 anos no ramo e expandir o business dos antecessores, os jovens Valéria, Lucas e Marcelo - filhos de Claúdia Bittar e Luiz Elbel - se uniram para inaugurar a AcquaFlash Dia a Dia, lavanderia doméstica que acaba de abrir as portas na Asa Norte. 

Com maquinário de última geração e equipe altamente gabaritada, a ideia do trio é proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes. "Conhecemos diversas histórias de pessoas que não têm confiança em lavanderias locais, preferindo lavar suas roupas mais delicadas em lojas de São Paulo", revela Marcelo. "Nosso objetivo, então, é oferecer um atendimento à altura dos brasilienses, proporcionando uma empresa onde eles possam deixar, em segurança, desde uma camisa simples até uma peça de alto luxo", complementa Lucas. 

 

 

Um dos destaques da store é a Wet Cleaning, conhecida como a evolução da lavagem à seco. "É uma técnica moderna extremamente eficaz que evita qualquer dano à peça. Com ela, é possível tirar manchas profundas sem causar desbotamento ou deformação", explica Marcelo. Por economizar litros de água e dispensar o uso de diversos produtos, o método ainda é mais sustentável do que os demais. 

Além de higienização, a AcquaFlash oferece pequenos reparos, como bainha de calças, restauração de sapatos e hidratação de peças de couro. "Em breve, estaremos disponibilizando também um serviço de delivery", revela Lucas, que afirma ter ainda mais planos para o recém-lançado empreendimento. "A intenção é, daqui alguns anos, abrir unidades em outros locais da cidade, como Asa Sul, Sudoeste e Lago Sul". Sucesso! 

 

Serviço

AcquaFlash Dia a Dia

Telefone: 3877-0018

Endereço: EQN 406/407 Bloco A Loja 162 | Asa Norte

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 20h; aos sábados, de 9h às 16h